sexta-feira, 15 de julho de 2011

TAREFA 8: Jogos com os Símbolos Internacionais

Para a escolha dos jogos, aproveitamos as reuniões de equipes para discutirmos os jogos que estivessem de acordo com a faixa etária e o interesse das crianças. Cada turma escolheu os seus símbolos.



JOGO DE MEMÓRIA
( Berçário 1 e 2)

Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as peças voltadas para cima) e propor para que determinadas crianças encontrem os pares. As imagens que utilizamos foram: futebol, ciclovia, aeroporto, ônibus, pista escorregadia, zoológico e parque urbano. Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem da regra convencional.

 





quinta-feira, 14 de julho de 2011

TAREFA 8: Jogos com os Símbolos Internacionais

JOGO DE DOMINÓ
(Maternal 1 e 2)

Coloque todas as peças no centro da roda, com a face marcada voltada para baixo, e embaralhe-as até ficarem bem misturada. Todos os jogadores retiraram uma peça para jogar. No centro da roda foi sorteda uma peça para dar início. O jogo de dominó é constituído por 28 peças, divididas ao meio por uma linha. De cada lado da linha colocamos as seguintes imegens: restaurante, aeroporto, pronto socorro, parque urbano,  proibido buzinar, ciclovia e futebol. As peças deste jogo foram confeccionadas com caixas de leite forradas com papel. As imagens foram coladas em cima. O objetivo principal consiste em um jogador se livre de todas as suas peças antes dos  outros jogadores terem oportunidade de fazer o mesmo.










TAREFA 8: Jogos com os Símbolos Internacionais

JOGO DE TRILHA
(Jardim A)

O jogo consiste num grande tabuleiro de papel pardo (3x3) subdividido em um percurso com 18 imagens numeradas de alguns símbolos universais escolhidos pela turma, um dado com quantidades 1, 2 e 3 com bolinhas e 18 cartões com instruções sobre as imagens. Primeiro as crianças do Jardim A tiveram contato com os símbolos, explorando cada um o seu significado.
As crianças jogavam em duplas em cima da trilha e o restante da turma acompanhou sentada, ao redor da mesma.
As duplas sortearam entre si a ordem para participar do jogo. A primeira criança da dupla começou jogando o dado e vendo quantas casas deveria avançar, fez a leitura nomeando a imagem que alcançou e a professora leu a ficha com a instrução. A criança executou a instrução que poderia ser de permanência na casa, avanço ou retrocesso. A criança precisa reconhecer o símbolo sozinha ou contar com a ajuda dos colegas. A criança da dupla que venceu foi para a rodada final, disputando com os finalistas, até haver o vencedor da trilha. O jogo foi jogado em vários dias da semana.





TAREFA 7: Painel com os Símbolos de Comunicação Visual


Para o nosso painel escolhemos estes símbolos:
Aeroporto, pronto socorro, restaurante, ciclovia, teatro, parque urbano, extintor de incêndio,zoológico, proibido buzinar, futebol, área de estacionamento.
Justificativa: Escolhemos símbolos mais simples que facilitassem a compreeensão e o reconhecimento  pelas crianças. São símbolos que facilitam tambem ao visitante a sua localização na cidade e a sua orientação em relação a alguns serviços e cuidados.
Alguns símbolos são de indicação de serviços (área de estacionamento,pronto socorro,), outros de atrações turisticas (teatro, zoologico, parque urbano, restaurante,aeroporto e futebol) outros de proibição (proibido acionar buzina). Utilizamos  um símbolo de advertência (ciclovia).




Tarefa 6: Relógio da Contagem Regressiva para Copa do Mundo 2014

Eis o nosso mascote da Gincana, o coelho JUQUINHA mostrando quantos dias faltam para a copa de 2014?
O coelho Juquinha está pensando na conquista da taça para o nosso País. Nosso relógio está situado na entrada da nossa escola. Toda a comunidade escolar passa em frente ao coelho Juquinha e pode acompanhar os dias que faltam par a copa 2014, visualizando a atualização diária do nosso relógio.