segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Tarefa_14

As equipes planejaram que souvenirs (lembrancinhas), confeccionariam com as turmas.
Aproveitamos nosso passeio ao Parque da Harmonia para os festejos das comemorações Farroupilhas e pudemos ver e tocar em objetos do artesanato gaúcho que nos inspiraram muito.


A turma do Berçário I  e II planejou um avental para churrasco como lembrança, pois nosso churrasco é motivo de orgulho em todo país.
Todos da turminha pintaram suas mãozinhas no avental e na toalha de mão (em forma de carimbo) utilizando as cores do RS (verde, vermelho e amarelo).

*Confecção do avental:





*Nosso Avental Pronto:



*Confecção da toalha de mão:



*Nossa tolhinha pronta:





A turma do Maternal  planejou fazer um prato de louça branco pintado com as mãos das crianças nas cores do RS. Esta é uma lembrança do RS gourmet e acolhedor na sua culinária regional.
Também realizaram a confecção de um chaveiro com o formato de cuia para os turista levarem de recordação sobre um hábito bem gaúcho que é o de tomar chimarrão.


*Confecção do prato de louça:




*Nosso Prato Pronto:


*Confecção do chaveiro em formato de cuia:




*Nosso Chaveiro de cuia Pronto:


A equipe do Jardim planejou e executou com suas crianças como lembranças do RS um jogo tradicional e que faz  parte da infância de muitos gaúchos: Cinco-Marias. As crianças pintaram os quadrinhos de algodão e que depois foram montados e recheados com arroz. A turma adorou o jogo.
Outra lembrancinha foi confeccionar um chaveiro com o nosso mapa para os turistas levarem de recordação o nosso RS. Este chaveiro também foi pintado com as cores do nosso estado.

*Confecção do jogo das Cinco-Marias:






*Crianças aprendendo a jogar Cinco-Marias:







*Nosso Jogo Pronto:


*Confecção do chaveiro do mapa do RS:





*Nosso Chaveiro de Mapa Pronto:


Assim todas as turmas participaram e contribuíram para o sucesso da realização das nossas tarefas na gincana.

Tarefa_13


EU E A CULTURA

Porto Alegre e o Rio Grande do Sul tem uma intensa e diversificada vida cultural.
Nossa tarefa é a de montar um calendário artístico-cultural contendo a programaçaõ oficial de nossa cidade e do Rio Grande do Sul.
Cada equipe da nossa escola, Berçário, Maternal e Jardim sorteou quatro meses para pesquisa com as turmas, ilustrações e escolha dos principais pontos turísticos de POA.
Pesquisamos na internet, olhamos livros de POA e cada turma escolheu quatro pontos turísticos para ilustrar o nosso calendário.
Decidimos fazer intervenções artísticas utilizando desenho das crianças, em lâminas transparentes sobre as imagens de POA (fotografias).


O Berçário escolheu: Lago Guaíba, Cais do Porto, Parque de Redenção e Ponte do Guaíba.

*Exploração das imagens  de POA pelas crianças:


*Desenho sobre as lâminas:







O Maternal escolheu: Mercado Público, Casa de Cultura Mário Quintana, Catedral Metropolitana de POA e Praça da Matriz.







O Jardim escolheu: Usina do Gasômetro, Ponte de Pedra, Laçador e Monumento aos Açorianos.


*Desenho sobre as lâminas:





*Nosso calendário pronto: