quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tarefa 7 - Apresentação das danças típicas

7.1 - Danças típicas das regiões brasileiras, acompanhadas de seus ritmos musicais – uma dança por região, postada de forma clara, mostrando a caracterização das vestimentas e a apresentação. Deve acompanhar a postagem, pequena síntese do ritmo apresentado, bem como o nome da região a que pertence. 


 
DANÇAS TÍPICAS DAS REGIÕES DO BRASIL




REGIÃO NORDESTE





   
Frevo

Essa dança pode ser encontrada em muitos estados do nordeste; porém, é mais significante em Pernambuco. O frevo surgiu da união de vários estilos brasileiros como a quadrilha, o maxixe e o galope. Ele pode ser executado por qualquer pessoa de idades distintas. As coreografias são variadas e exigem que o dançarino execute passinhos, rodopios, malabarismos e gingados. As mais executadas são: tesoura, dobradiça, pernada, carrossel, parafuso, dentre outras. O frevo é considerado Patrimônio Nacional Imaterial.






REGIÃO CENTRO-OESTE








             
Catira

A Catira é uma dança brasileira de origem desconhecida. Ela é realizada por homens que, estando em frente um para o outro, sapateiam e batem palmas no ritmo da viola. Primeiramente, o violeiro começa a dança e os homens que vão dançar fazem um passo que consiste em bater o pé e a mão e depois dar seis pulos. O violeiro passa a entoar a moda de viola e os homens continuam a executar os passos da dança, que recebem o nome de “Serra Abaixo” e “Serra Acima”. A Catira termina quando eles executam o passo chamado Recortado e as duas fileiras mudam de lugar, sendo que o violeiro passa de uma extremidade a outra.







REGIÃO NORTE
















Carimbó

O nome da dança é de origem
indígena com os nomes Curi, que significa pau oco, e M'bó que significa furado. Os homens devem trajar uma calça curta no estilo pescador e uma camisa que contenha estampas. As mulheres utilizam uma saia rodada e com estampas, uma blusa, colares e flores presas aos cabelos. Os dançarinos a executam com os pés no chão.

Os homens batem palmas para as
dançarinas e isso é o indício de que elas estão sendo chamadas para dançar também. Em forma de roda, as mulheres balançam a saia para que ela atinja a cabeça de seu parceiro. O ato é realizado no intuito de humilhar o homem para que ele saia da dança. Um dos momentos mais importantes ocorre quando cada casal vai para o centro da roda e o homem deve apanhar um lenço com a boca, que foi jogado no chão pelo seu par. Se o feito for satisfatório, ele recebe aplausos. Caso ele não consiga, a mulher joga a saia em seu rosto e ele deve sair da dança.









REGIÃO SUDESTE



                       















Samba

O samba é uma dança e gênero musical trazido pelos negros para o Brasil. Inicialmente, ele chegou na
Bahia e depois ganhou mais espaço e reconhecimento em outros estados e, principalmente, no Rio de Janeiro. Foi nessa localidade que ele passou a agregar outras danças em suas características como o maxixe, a polca e o xote.

Samba de Roda: Surgiu na Bahia e é uma das vertentes do samba. Os dançarinos ficam em uma roda e entoam cantos e
batem palmas. São usados instrumentos como o berimbau, atabaques, chocalhos e pandeiros.






REGIÃO SUL




     

                       

Pezinho


O Pezinho tem origens portuguesas e conseguiu atrair adeptos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Além de dançar, os dançarinos devem cantar no ritmo da música que acompanha os passos. A
coreografia se altera entre passos ritmados pelos pés e as duplas que rodam em torno de si.