terça-feira, 9 de outubro de 2012

Tarefa 7.2 - Apresentações artísticas das Regiões

Tarefa 7.2 - Organizar uma encenação ou uma apresentação de canção integrando várias regiões com as crianças em sua caracterização (trajes). A postagem deverá conter, com clareza, os diálogos apresentados nas cenas e/ou a letra da canção, identificando as regiões que estão caracterizadas.

Foi realizado um festival das regiões, na escola, no dia 06/10, onde as turmas apresentaram danças típicas das 5 regiões do Brasil. As crianças estavam caracterizadas tipicamente e também foram convidados grupos de outras instituições como o grupo de dança da EMEF Neusa Brizola e a Escola de samba União da Vila do IAPI.

Região Sul - Dança Pezinho
(Tradicionalismo gaúcho)

Ai bota aqui , ai bota ali o seu pezinho
O seu pezinho bem juntinho com o meu
Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho
o seu pezinho bem juntinho com o meu
E depois não vai dizer
Que você se arrependeu
E depois não vai dizer
Que você já me esqueceu
Agora que estamos juntinhos
Me dá um abraço e um beijinho
                                                       
                                                       Crianças da escola - Ensaio


Apresentação


Grupo Convidado EMEF Neusa Brizola





Região Nordeste - Frevo

 Banho de Cheiro ( Elba Ramalho )
eu quero um banho de cheiro
eu quero um banho de lua
eu quero navegar
eu quero uma menina
que me ensine noite e dia
o valor do bê-a-bá
o bê-a-bá dos seus olhos
morena bonita da boca do rio
o bê-a-bá das narinas do rei
o bê-a-bá da Bahia
sangrando alegria
magia, magia, nos filhos de gandhi
o bê-a-bá dos baianos
que charme bonito, foi o santo que deu
o bê-a-bá do senhor do bonfim
o bê-a-bá do sertão
sem chover, sem colher
sem comer, sem lazer,
o bê- a- bá do Brasil


                                                                    Alunos da Escola




Alunos Convidados EMEF Neusa Goulart Brizola


Região Norte - Carimbó

Dança do Carimbó ( Eliana Pitiman)

Dona Maria que dança é essa que a gente dança só
Dona Maria que dança é essa é carimbó é carimbó
Braço pra cima, braço pra baixo
Agora vou ver como é que é
Só falta bater a mão
Batendo também o pé
Só falta bater a mão
Batendo também o pé

                                              Dança do Carimbó - Alunos da Escola




Região Centro-Oeste - Catira

A Dança do Catira ( As Galvão)

Eu peguei na viola...
Eu peguei no violão...
Mas aqui primeiramente eu vou fazer a saudação
E a todos que estão presentes vai meu aperto de mão
Vou convidar os presentes pra nóis bater pé no chão

O catira é dança alegre
O catira é do sertão
O catira só se toca com viola e violão
Ai, ai, com viola e violão (2x)

Catireiro bate palma
Também bate o pé no chão
Catireiro dança alegre com muita satisfação
Ai, ai, com muita satisfação (2x)

Só se dança o catira em cima de um tablado
Não se pode arrastar o pé
Tem que ser sapateado
Ai, ai, tem que ser sapateado (2x)

Uma palma e o sapateado
E depois o vira vira
A dança se faz alegre no nosso catira tira
Ai, ai, no nosso catira tira (2x) 
                                            Apresentação Catira - Alunos da Escola


Região Sudeste - Samba

Bum bum paticumbum prugurundum
(Império Serrano-1983)

Enfeitei meu coração
De confete e serpentina
Minha mente se fez menina
Num mundo de recordação
Abracei a Coroa Imperial
Fiz meu Carnaval
Extravasando toda minha emoção

Oh! Praça Onze, tu és imortal
Teus braços embalaram o samba
A tua apoteose é triunfal

De uma barrica se fez uma cuíca
De outra barrica um surdo de marcação
Com reco-reco, pandeiro e tamborim
E lindas baianas
O samba ficou assim (bis)

E passo a passo no compasso
O samba cresceu
Na Candelária construiu seu apogeu
As burrinhas que imagem, para os olhos um prazer
Pedem passagem pros Moleques de Debret
"As Africanas", que quadro original
Yemanjá, Yemanjá enriquecendo o visual
(Vem meu amor...)

Vem meu amor
Manda a tristeza embora
É carnaval, é folia
Neste dia ninguém chora (bis)

Super Escolas de Samba S/A
Super-alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!

Bum, bum paticumbum prugurundum
O nosso samba minha gente é isso aí

                                              Samba - Alunos da escola sambando


                                 
                                       
                                           Samba - Escola de Samba ( Convidados )













Nenhum comentário:

Postar um comentário